Nanjing — Pesquisadores chineses conseguiram armazenar informações de texto contidas em sequências de DNA em um eletrodo e as recuperaram com precisão.
O armazenamento de DNA é uma tecnologia que codifica moléculas biológicas de DNA e armazena informações sobre sequências de DNA, permitindo melhor atender às necessidades de maior capacidade e armazenamento de dados mais rápido, explicou Liu Hong, professor da Universidade Sudeste, na Província de Jiangsu, leste da China.
Com a ajuda do método eletroquímico, a equipe de pesquisa liderada por Liu codificou informações de texto em sequências de DNA e as armazenou em um eletrodo — um avanço na tecnologia de armazenamento de DNA.
Atualmente, as tecnologias de armazenamento de DNA exigem principalmente grandes equipamentos e a síntese e o sequenciamento do DNA são separados, resultando em uma operação relativamente complicada, disse.
Nos resultados da pesquisa publicados na revista Science Advances, foi relatada uma integração da síntese e sequenciamento de DNA em um único eletrodo com escalabilidade.
“Os instrumentos e equipamentos são em miniatura”, acrescentou.
Além disso, ao anexar sequências de DNA a diferentes eletrodos, a tecnologia desenvolvida pela equipe tem a vantagem de ser fácil e precisa para recuperar informações.
“Só precisamos localizar o eletrodo correspondente quando é necessário um fragmento de informação”, disse Liu.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)