Beijing – Pesquisadores chineses geraram recentemente um mapa em alta resolução sobre os recursos fotovoltaicos da China, lançando uma nova luz sobre o potencial de energia solar do país.
De acordo com o mapa, a irradiância efetiva média anual supera 1.700 kWh/m2 no oeste da China, com o maior valor encontrado no Tibet, enquanto o leste da China tem uma irradiância efetiva anual de 1.300 a 1.500 kWh/m2.
Usando dados do Refletor Avançado de Radiação Geoestacionária a bordo do satélite Fengyun-4A e a técnica de aprendizado de máquina, os pesquisadores fizeram progressos na avaliação dos recursos solares.
O Fengyun-4A, colocado em operação em 2017, é um satélite meteorológico geoestacionário chinês de nova geração. Mede a reflexão solar e a emissão térmica com altas resoluções temporais, espaciais e espectrais.
O estudo foi conduzido em conjunto por pesquisadores do Instituto de Física Atmosférica (IAP, em inglês), subordinado à Academia Chinesa de Ciências; do Centro Nacional de Meteorologia por Satélites (NSMC); e do Instituto de Tecnologia de Harbin. Foi recentemente publicado na revista Renewable and Sustainable Energy Reviews.
De acordo com Gao Ling, pesquisador do NSMC, o campo de visão mais amplo do satélite melhorou a confiabilidade do atual produto de radiação solar sobre a China.
Xia Xiang’ao, o autor correspondente do IAP, disse que o trabalho deles vai além das abordagens convencionais usadas na maioria dos estudos e se estende à irradiância efetiva, um fator crucial para a avaliação precisa dos recursos solares.
O estudo será altamente benéfico para a avaliação e previsão de recursos solares na China, de acordo com os pesquisadores.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)