Nesta terça-feira (1º), ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ganhou cargo de confiança na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O ex-ministro será secretário de Estudos Estratégicos, segundo o Diário Oficial da União. A portaria de Pazuello foi assinada por Luiz Eduardo Ramos, ministro da Casa Civil.
Em seu depoimento no dia 19 de maio, Eduardo Pazuello poupou o presidente Jair Bolsonaro de ser acusado como responsável das decisões no combate à pandemia causada pela Covid-19. O ex-ministro é um dos alvos em destaque na CPI da Covid por ter administrado a pasta durante a piora da pandemia no Brasil e blindou o presidente, fazendo assim ser convocado novamente para depor.
O ex-ministro participou do movimento pró-Bolsonaro que aconteceu no Rio de Janeiro ao lado do presidente. Pazuello apresentou explicações em um processo disciplinar por causar constrangimento no comando da Força.
Eduardo Pazuello assumiu como ministro da Saúde em maio de 2020, logo após Nelson Teich sair, o mesmo foi efetivado em setembro do mesmo ano, o ex-ministro comandava o ministério quando as negociações para compra de vacinas em que o presidente ordenou a não comprar a Coronavac e permaneceu até março deste ano. Logo em seguida começou a ocupar cargo no Exército.
A presença do ex-ministro no movimento realizado no Rio dia 23 de maio, causou tensão no Palácio e no Exército. O grupo principal da CPI considerou a atitude de Eduardo uma afronta.