Nanchang, 26 jul – A China costumava ser o “paraíso” dos dinossauros. No entanto, quando se trata de dinossauros, a maioria das pessoas vem com as imagens dos filmes americanos como o Jurassic World. Ganzhou, uma cidade montanhosa localizada na Província de Jiangxi, leste da China, é verdadeiramente a terra natal dos dinossauros, pois muitos dos fósseis de dinossauros raros do mundo foram descobertos aqui.
Recentemente, Jiangxi concluiu a limpeza de um fóssil de dinossauro de 8 toneladas encontrado em um local de construção em Ganzhou, de acordo com a Agência de Proteção e Supervisão de Recursos Minerais do Departamento Provincial dos Recursos Naturais de Jiangxi.
Foi identificado preliminarmente como fósseis de Hadrossauridae com partes preservadas do crânio, dentes, coluna, ossos do membro e costelas, disse Han Fenglu, professor associado da Universidade de Geociências da China (Wuhan) e líder da pesquisa. Acredita-se que os ossos fósseis sejam de pelo menos três indivíduos com base em suas localizações e tamanhos.
Os fósseis de embrião de Hadrossauridae foram encontrados em Ganzhou, mas não há estudos detalhados sobre adultos e ontogenia. Esta descoberta é de grande valor de pesquisa para entender a evolução e a distribuição regional de Hadrossauridae no Cretáceo Superior.
Ganzhou encontrou e nomeou 9 espécies de dinossauros: Banji long, Gannansaurus sinensis, Jiangxisaurus ganzhouensis, Nankangia jiangxiensis, Ganzhousaurus nankangensis, e Qianzhousaurus sinensis. Muitos ovos de dinossauros fossilizados descobertos lá revelam os segredos da fertilidade dos dinossauros: os dinossauros colocaram seus ovos em círculos. Depois de colocar o primeiro círculo de ovos, a mãe do dinossauro cobria os ovos com uma fina camada de solo e depois colocava o segundo círculo até que todos os ovos fossem colocados dessa maneira.
Também é a única área de concentração no mundo conhecida por embriões de dinossauros fossilizados. Um dos embriões de dinossauros fossilizados mais conhecidos é o “Baby Yingliang”, que foi descoberto dos estratos do Cretáceo Superior de Ganzhou e identificado pelos pesquisadores como oviraptorossauro com base em seu crânio curto, alto e sem dentes. Os embriões de dinossauros são de grande valor no estudo sobre o desenvolvimento individual dos dinossauros e são considerados os principais tesouros dos fósseis de ovos de dinossauros.
O período Cretáceo começou há 145 milhões de anos e terminou há 66 milhões de anos. Segundo os fósseis existentes, a maioria dos dinossauros em Ganzhou viveu no final do período Cretáceo, que estava muito próximo da extinção dos dinossauros. O estudo sobre fósseis de dinossauros e de seus ovos em Ganzhou pode ajudar a entender mais a quinta extinção em massa na Terra, disse Wang Xiaolin, pesquisador do Instituto de Paleontologia Vertebrada e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências.
Ganzhou instalou duas bases de preservação de fósseis de dinossauros e está construindo um museu de dinossauros no distrito de Nankang. No futuro, a cidade deve criar um esplêndido “Parque Cretáceo”.
Até abril, a China nomeou 338 espécies de dinossauros com base em ossos fósseis, de acordo com o Museu Paleozoológico da China. Esses dinossauros chineses viveram em períodos que vão desde o início do Jurássico até o final do Cretáceo.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)