Xining – O departamento de administração do Parque Nacional de Sanjiangyuan, na Província de Qinghai, noroeste da China, divulgou um plano diretor nesta quarta-feira, com o objetivo de garantir melhor proteção a sua área demarcada.
Com 2021 como ano-base, o plano abrange o período de 2023 a 2030. De acordo com o documento, até 2030, a cobertura de vegetação de pastagem do parque aumentará para 69% e a população de vida selvagem sob proteção fundamental, incluindo antílopes tibetanos e leopardos-da-neve, permanecerá estável e saudável.
A área de Sanjiangyuan é conhecida como a “torre de água” da Ásia, pois contém as cabeceiras dos rios Yangtzé, Amarelo e Lancang.
Em 2021, a China estabeleceu o primeiro lote de parques nacionais, com uma área de terra protegida de 230.000 quilômetros quadrados. Esses parques, incluindo o Parque Nacional de Sanjiangyuan, o Parque Nacional do Panda Gigante, o Parque Nacional do Tigre e Leopardo do Nordeste da China, o Parque Nacional da Floresta Tropical de Hainan e o Parque Nacional de Wuyishan, abrigam quase 30% das principais espécies de vida selvagem terrestre encontradas no país.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)