Começa as festividades do padroeiro da cidade, o São Salvador do Mundo, na próxima semana. Paralelamente, a Prefeitura lançará o Projeto Fé nas Ruas, iniciativa que nasce do diálogo entre os moradores, a Secretaria de Patrimônio e Cultura e a Igreja Católica, com o objetivo de valorizar a expressão pública da fé e fortalecer os laços comunitários. O pontapé inicial será amanhã (03/08), a partir das 8h45.
A abertura oficial acontecerá com a procissão da bandeira do padroeiro da cidade, que seguirá em direção ao nicho do Alto da Sé, onde será celebrado um momento de oração. O projeto prevê que, pelo menos uma vez por mês, os nichos espalhados pelo Sítio Histórico de Olinda sejam abertos de forma intercalada, promovendo eventos religiosos, missas campais e apresentações de músicas sacras. Cada abertura será uma oportunidade de reconexão espiritual, valorização do patrimônio religioso e encontro entre vizinhos e fiéis.
“Mais do que uma ação de fé, o Fé nas Ruas também celebra a identidade cultural e a história viva de Olinda, reafirmando a importância da religiosidade popular na formação da cidade. A comunidade está convidada a participar e a viver esse momento de fé e celebração coletiva. Em breve, novos projetos de fé e esperança serão divulgados”, disse o secretário de Cultura e Patrimônio, Luiz Adolpho.
MAIS CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS
Olinda realiza, entre os dias 3 e 6 de agosto, a tradicional Festa do Padroeiro Santíssimo Salvador, com programação religiosa e cultural na Catedral da Sé. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura da cidade, reúne fé e cultura popular, além de promover ações de saúde e cidadania, reforçando o compromisso com a valorização das tradições e o cuidado com a população.
Para garantir a tranquilidade do público, a gestão montou esquemas especiais de trânsito, mobilidade e segurança cidadã, além do reforço no cronograma de limpeza e iluminação, assim como a disponibilização de banheiros públicos.
A abertura acontece no domingo (3), com a Procissão da Bandeira, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe rumo à Catedral da Sé, passando por pontos históricos como o Largo do Amparo e a Rua Bispo Coutinho. As atividades seguem até quarta (06). Secom/Olinda.