Oferta de moeda da Coreia do Sul continua crescendo com taxa de juros recorde de baixa

Viagens aéreas domésticas da China mais que triplicam em abril
A busca pelo equilíbrio na nova legislação sobre energia solar no Brasil

Oferta de moeda da Coreia do Sul continua crescendo com taxa de juros recorde de baixa

Seul, 13 mai (China) — A oferta de moeda da Coreia do Sul seguiu aumentando com a continuação da baixa taxa de juros recorde, mostraram dados do banco central na quinta-feira.

O M2, ou moeda ampla, totalizou 3.313,1 trilhões (2,93 trilhões de dólares americanos) em março, 11,0 por cento a mais que no mesmo mês do ano passado, de acordo com o Banco da Coreia (BOK).

O aumento de dois dígitos veio por trás da taxa de juros recorde de baixa. O BOK deixou sua taxa básica inalterada em uma baixa de todos os tempos de 0,50 por cento desde maio do ano passado para lidar com a queda econômica causada pela pandemia de COVID-19.

O M1, ou dinheiro restrito, subiu 24,5 por cento em março em relação ao ano anterior.

O M1 refere-se a moeda em circulação, depósito à vista e depósito de poupança transferível equivalente a dinheiro. O M2 adiciona fundos do mercado monetário, depósitos a prazo e produtos financeiros com vencimento em menos de dois anos ao M2.

A liquidez das instituições financeiras, denominadas Lf, ganhou 9,3 por cento no mês citado. A expansão anual do agregado de liquidez, a medida mais ampla da oferta de moeda, foi de 9,6 por cento.

O Lf inclui produtos financeiros com prazo de vencimento superior a dois anos e liquidez em seguradoras e corretoras junto com M2. O agregado de liquidez adiciona títulos estaduais e corporativos ao Lf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *