(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- This photo shows the automated production at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)
Beijing – Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 0,9% em termos anuais nos primeiros oito meses de 2025, revertendo o declínio de 1,7% no período de janeiro a julho, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados neste sábado.
Esse crescimento marca o fim de uma tendência descendente que persistia desde maio deste ano, disse a estatística do DNE, Yu Weining. Ela atribuiu a melhoria à implementação de políticas macroeconômicas, ao progresso na construção de um mercado nacional unificado e a uma base de comparação mais baixa ante o ano anterior.
As principais empresas industriais, ou aquelas com uma receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de US$ 2,81 milhões) viram seus lucros combinados totalizarem quase 4,7 trilhões de yuans durante os oito meses, informou o DNE.
Em agosto, os lucros das principais empresas industriais se recuperaram notavelmente, subindo 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado, em comparação com uma queda de 1,5% em julho. A receita de seus negócios cresceu 1,9% ano a ano, um ponto percentual mais rápido do que no mês anterior, mostraram os dados.
“Os lucros de empresas de todos os tamanhos apresentaram melhora, com a fabricação de equipamentos fornecendo um forte apoio”, observou Yu.
De janeiro a agosto, as principais empresas de fabricação de equipamentos registraram um aumento anual de 7,2% nos lucros, o que elevou o lucro industrial geral em 2,5 pontos percentuais, revelaram os dados do DNE.
No setor manufatureiro de equipamentos, os lucros subiram em sete de seus oito subsetores. Notavelmente, os setores de ferrovias, construção naval e aeroespaço relataram um crescimento rápido de 37,3% nos lucros, enquanto o setor de máquinas elétricas aumentou 11,5%.
Impulsionado pela crescente demanda do mercado, pela recuperação dos preços e pela redução dos custos, os lucros do setor manufatureiro de matérias-primas subiram 22,1% nos primeiros oito meses, uma aceleração de 10 pontos percentuais em relação ao período de janeiro a julho.
A indústria siderúrgica reverteu as perdas e alcançou um lucro total de 83,7 bilhões de yuans no período de oito meses. Os lucros da indústria de metais não ferrosos cresceram 12,7% anualmente, 5,8 pontos percentuais mais rápidos do que nos primeiros sete meses.
O índice de preços ao consumidor da China, um dos principais indicadores da inflação, quebrou a tendência descendente e se manteve estável em agosto ante o mês anterior, após uma queda de 0,2% em julho.
Segundo o DNE, a melhoria nas relações entre oferta e procura reverteu os declínios anteriores nos preços dos setores de energia e matérias-primas. Especialmente, os preços do processamento de carvão passaram de uma queda de 4,7% em julho para um aumento de 9,7% em agosto.
Os lucros na fabricação de bens de consumo também mostraram sinais de recuperação, passando de uma queda de 2,2% entre janeiro e julho para um aumento de 1,4% entre janeiro e agosto. Os produtores de bebida alcoólica, bebidas e chá testemunharam juntos um salto de 19,9% nos lucros ano a ano, indicou o DNE.
Ressaltando o ambiente externo severo e complexo e a demanda insuficiente do mercado nacional, Yu destacou que são necessários mais esforços para expandir a demanda interna, promover a construção de um mercado nacional unificado e regular a concorrência empresarial para criar mais condições favoráveis para a recuperação sustentada dos lucros industriais.