

(250823) -- BAOTOU, Aug. 23, 2025 (Xinhua) -- A worker checks wind turbine components at the Mingyang New Energy Intelligent Manufacturing Industrial Park in Baotou, north China's Inner Mongolia Autonomous Region, July 29, 2025. Leveraging its abundant wind resources, the city of Baotou has stepped up to develop its onshore wind power equipment manufacturing business, aiming to build a full industrial chain that covers core component production and final assembly. (Xinhua/Li Zhipeng)
Beijing – Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 3,2% ano a ano nos primeiros nove meses de 2025, recuperando-se em ritmo acelerado, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.
As empresas industriais com uma receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões) viram seus lucros combinados totalizarem 5,37 trilhões de yuans durante o período de nove meses, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
“De janeiro a setembro, a taxa de crescimento do lucro das principais empresas industriais da China continuou a aumentar, graças ao rápido crescimento de novas forças produtivas de qualidade, como manufatura de alta tecnologia e fabricação de equipamentos, impulsionada por políticas macro mais proativas e eficazes e novos impulsionadores de crescimento, e em conjunção com a base de comparação mais baixa do ano anterior”, disse o estatístico do DNE, Yu Weining.
Yu acrescentou que o crescimento anual de 3,2% registrado de janeiro a setembro marcou a maior taxa de crescimento acumulado desde agosto do ano passado e também representou uma aceleração de 2,3 pontos percentuais em relação ao período de janeiro a agosto, indicando uma tendência de recuperação acelerada.
De janeiro a setembro, os lucros das empresas de manufatura de alta tecnologia aumentaram 8,7% em termos anuais, acelerando 2,7 pontos percentuais em comparação com o período de janeiro a agosto e contribuindo com 1,6 ponto percentual para o crescimento total dos lucros industriais, destacou Yu.
Somente em setembro, os lucros do setor manufatureiro de alta tecnologia alcançaram um crescimento de dois dígitos de 26,8%, servindo como um impulsionador significativo do desenvolvimento de alta qualidade em empresas industriais, disse Yu.
De janeiro a setembro, as principais empresas fabricantes de equipamentos relataram um aumento de 9,4% nos lucros em relação ao ano anterior – o que impulsionou os lucros industriais gerais em 3,4 pontos percentuais, revelaram os dados do DNE.
Na indústria de fabricação de equipamentos, os lucros aumentaram em todos oito subsetores. Notavelmente, o setor ferroviário, naval e aeroespacial teve um aumento rápido e significativo de 37,3% nos lucros, enquanto o de eletrônicos e máquinas elétricas cresceu 12% e 11,3%, respectivamente.
De janeiro a setembro, os lucros aumentaram 2,5%, 5,3% e 2,7% ano a ano para grandes, médias e pequenas empresas industriais, respectivamente.
Em setembro, os lucros das principais empresas industriais aumentaram 21,6% ano a ano – acelerando 1,2 ponto percentual em relação a agosto, disse o DNE.
A receita comercial dessas empresas expandiu 2,7% ano a ano em setembro, 0,8 ponto percentual mais rápido do que no mês anterior, mostraram os dados.
A taxa de crescimento mensal da receita empresarial, por sua vez, acelerou por dois meses consecutivos, criando condições favoráveis para a recuperação sustentada dos lucros corporativos, disse Yu.
Olhando para o futuro, Yu pediu esforços sustentados para expandir a demanda doméstica, fortalecer a circulação econômica doméstica, promover a interação positiva entre os fluxos econômicos domésticos e internacionais, estimular ainda mais a vitalidade do mercado e aumentar as expectativas de crescimento – a fim de promover o desenvolvimento estável e saudável da economia industrial.
(251016) -- HARBIN, Oct. 16, 2025 (Xinhua) -- A harvester produced by the Case New Holland (CNH) works in a corn field in Shuangcheng District of Harbin, northeast China's Heilongjiang Province, Oct. 14, 2025. TO GO WITH "Economic Watch: Global agribusiness giants optimistic about China's agricultural modernization" (Xinhua/Sun Xiaoyu)