Observatório Econômico: Empresas industriais chinesas relatam crescimento mais rápido dos lucros em meio à recuperação econômica

Haddad: Brasil tem “caixa-preta” de R$ 800 bi em renúncias fiscais
Primeiro-ministro chinês diz que China e Malásia devem inaugurar juntos novos “50 anos dourados” nas relações bilaterais

Observatório Econômico: Empresas industriais chinesas relatam crescimento mais rápido dos lucros em meio à recuperação econômica

(250317) -- BEIJING, March 17, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on March 6, 2025 shows an automated production site at the final assembly workshop of Chang'an Auto Digital Intelligence Factory, in Yubei District of southwest China's Chongqing. (Xinhua/Wang Quanchao)

Beijing – O setor industrial da China manteve a tendência de recuperação nos primeiros quatro meses de 2025, com aceleração no crescimento dos lucros, impulsionado pelo bom desempenho das áreas como a fabricação de equipamentos e os setores de alta tecnologia.

Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 1,4% no primeiro quadrimestre em comparação ao mesmo período do ano passado, um aumento ante o crescimento de 0,8% no primeiro trimestre, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta terça-feira. Só em abril, os lucros cresceram 3% na comparação anual.

O estatístico do DNE Yu Weining afirmou que a implementação de políticas macroeconômicas mais proativas e eficazes ajudou a compensar os desafios externos e a sustentar um crescimento relativamente rápido da produção industrial, impulsionando o aumento dos lucros das grandes empresas industriais.

De acordo com o DNE, quase 60% dos principais setores industriais registraram aumento anual nos lucros, com 23 dos 41 segmentos apresentando crescimento anual.

O setor de fabricação de equipamentos teve papel fundamental na recuperação. À medida que a China aprofunda a modernização industrial, esse segmento demonstrou melhora contínua na lucratividade.

De janeiro a abril, os lucros na fabricação de equipamentos aumentaram 11,2% em termos anuais, uma alta de 4,8 pontos percentuais em comparação ao primeiro trimestre. O setor contribuiu com 3,6 pontos percentuais para o crescimento geral dos lucros das grandes empresas industriais.

A manufatura de alta tecnologia também apresentou crescimento mais acelerado, com aumento anual de 9% nos lucros durante o período. A transição contínua para a manufatura de ponta impulsionou aumentos de lucros em 24,3% no setor biofarmacêutico e em 27% na fabricação de aeronaves.

A iniciativa “IA Plus” do país continuou ganhando força, promovendo forte crescimento nos lucros de setores relacionados. Os lucros na fabricação de equipamentos para semicondutores mais que dobraram, enquanto os produtores de circuitos integrados tiveram um aumento de 42,2%.

Fabricantes de tecnologias inteligentes também se destacaram: os lucros em dispositivos inteligentes veiculares, veículos aéreos não tripulados e tecnologias vestíveis subiram, respectivamente, 177,4%, 167,9% e 80,9%.

A atualização em larga escala de equipamentos e a substituição de bens de consumo também deram um impulso importante ao crescimento dos lucros. Especificamente, os lucros dos fabricantes de equipamentos de uso especial e de uso geral aumentaram 13,2% e 11,7%, respectivamente.

Segundo analistas, a recuperação acelerada dos lucros industriais sinaliza uma tendência de subida econômica mais ampla. O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 5,4% no primeiro trimestre de 2025 ante o mesmo período do ano passado.

“A recuperação constante dos lucros industriais reflete a forte resiliência do setor industrial chinês”, afirmou Yu. No entanto, ele alertou que ainda há desafios, como o ambiente global complexo, a demanda fraca e a queda dos preços. Também observou que a base para um crescimento sustentável dos lucros ainda precisa ser consolidada.

Olhando para o futuro, Yu destacou que os esforços se concentrarão em promover a integração entre inovação tecnológica e industrial, otimizar a estrutura industrial, acelerar a transformação das indústrias tradicionais e fomentar setores emergentes, medidas que devem apoiar a melhoria contínua da rentabilidade industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *