(241204) -- MACAO, Dec. 4, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on July 5, 2024 shows a view of Macao Tower, and Hengqing in Zhuhai City in south China's Guangdong Province. In 2021, the Chinese central authorities decided to build the Guangdong-Macao in-depth cooperation zone in Hengqin, Zhuhai City, making the island an important new growth point for Macao's economy. By 2035, the 106-square-kilometer area is expected to become a strong growth engine for the Guangzhou-Zhuhai-Macao science and technology innovation corridor and have helped promote appropriate diversity in Macao's economy. (Photo by Cheong Kam Ka/Xinhua)
Beijing – A China tem condições e espaço para fortalecer os ajustes anticíclicos, fornecendo forte apoio político para alcançar metas e tarefas anuais, disse um alto funcionário.
As observações, feitas por um funcionário do Escritório do Comitê Central de Assuntos Financeiros e Econômicos, vieram após a Conferência Central de Trabalho Econômico da semana passada.
No próximo ano, a China implementará uma política fiscal mais proativa pela primeira vez e adotará uma política monetária moderadamente frouxa depois de ter uma política monetária prudente por 14 anos consecutivos, segundo o funcionário.
Uma grande mudança no tom da regulação macro reflete preocupações de que os efeitos adversos das mudanças no ambiente externo podem se aprofundar, enquanto a economia doméstica continua enfrentando desafios, disse o funcionário.
É crucial enfrentar esses desafios de frente e tomar ações proativas para garantir um bom desempenho econômico no próximo ano, acrescentou o funcionário.
Expandir a demanda doméstica é um movimento estratégico, com o aumento do consumo sendo a principal prioridade, disse o funcionário.
No próximo ano, medidas como aumentar o apoio fiscal aos gastos do consumidor e aumentar a segurança social serão adotadas para garantir um crescimento estável na renda dos residentes.
É amplamente reconhecido que as políticas deste ano que promovem atualizações de equipamentos em larga escala e trocas de bens de consumo foram altamente eficazes, disse o funcionário, acrescentando que os esforços serão intensificados no próximo ano, com mais fundos alocados, uma gama mais ampla de bens de consumo incluídos no escopo de apoio e melhorias realizadas no processo de distribuição de subsídios.
No próximo ano, os fundos captados por meio de títulos especiais do Tesouro Ultralongos para apoiar a promoção de atualizações de equipamentos em larga escala e trocas por bens de consumo aumentarão vantajosos em comparação com 2024.
Os esforços centrar-se-ão também na inclusão de mais produtos e setores com uma procura alargada no mercado e um forte potencial de modernização no âmbito do apoio político. Os mecanismos de implementação dessas políticas serão ainda mais otimizados, com monitoramento e avaliação aprimorados para melhorar a eficácia da utilização dos fundos.
Várias entidades do mercado devem ser incentivadas a oferecer serviços oferecidos, com foco em atender às necessidades de consumo dos residentes em áreas como saúde, cuidados com idosos, creches e serviços domésticos.
Como um dos principais impulsionadores da procura doméstica, o potencial de investimento da China permanece substancial, disse o funcionário.
Para o investimento em infraestrutura, será fornecido um apoio mais forte para implementar as principais estratégias nacionais e construir capacidade de segurança em áreas-chave.
Os esforços se concentram no desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, promovendo o desenvolvimento urbano e rural integrado, melhorando a progressão regional e promovendo o crescimento populacional de alta qualidade. As medidas incluíram o aumento das alocações de títulos especiais do Tesouro ultralongos, a otimização da alocação de fundos, a melhoria dos mecanismos de investimento e o aumento da eficiência do investimento.
A China avançará em projetos de renovação urbana e nas moradias de moradias antigas e degradadas, ao mesmo tempo em que intensificará os esforços para resolver as lacunas nos serviços de educação, saúde e assistência a idosos. O investimento em inovação tecnológica, atualizações industriais e transformação verde também aumentará.
Para expandir sua abertura de alto padrão, a China se alinhará com os padrões econômicos e internacionais comerciais avançados, acelerará o desenvolvimento de uma rede globalmente orientada para zonas de livre comércio de alto padrão e promoverá negociações sobre uma série de acordos comerciais multilaterais e bilaterais , disse o funcionário.
As empresas serão melhoradas na exploração de mercados diversificados e serão promovidas o desenvolvimento saudável e sustentado do comércio eletrônico transfronteiriço.
O mecanismo de comunicação regular com empresas de investimento estrangeiro será aprimorado para atender às suas preocupações específicas de forma eficaz, e a política de isenção de vistos será otimizada para atrair e facilitar viagens internacionais para profissionais de negócios, de acordo com o funcionário.
Ao promover o desenvolvimento da economia privada, a China fornecerá às entidades empresariais acesso justo às áreas competitivas em infraestrutura e apoiará empresas privadas capazes de liderar iniciativas nacionais para fazer avanços nas principais tecnologias.
Os esforços serão feitos para formular as diretrizes para o desenvolvimento de um mercado nacional unificado e melhorar o ambiente de acesso ao mercado para novas formas de negócios e novos setores, de acordo com o funcionário.
Os governos locais serão instados a fazer bom uso de políticas como novos títulos de propósito especial do governo local e fazer o possível para acelerar a cobrança de pagamentos em atrasos devidos às empresas.
Para apoiar as principais províncias economicamente designadas a assumir melhores as responsabilidades, a China expandirá o escopo de uso de títulos especiais, delegando essas províncias maior poder em áreas como declaração de projetos e alocação de fundos e intensificando o apoio na alocação de fatores.
Essas províncias também têm mais oportunidades de realizar testes preliminares sobre reforma e abertura, acrescentou o funcionário.
Em relação às duas metas de carbono, a China promoverá constantemente a transformação para o desenvolvimento verde e de baixo carbono e fortalecerá resolutamente o controle sobre o consumo de combustíveis fósseis.
Com a intenção de garantir a segurança energética, serão tomadas medidas para acelerar o planejamento e o desenvolvimento de um sistema de nova energia, disse o funcionário.
O país acelerará o desenvolvimento de um mercado de carbono mais eficaz, dinâmico e internacionalmente influente, concentrando-se-á na construção de uma série de clusters industriais verdes e de baixo carbono e aumentando continuamente a proporção de setores verdes e de baixo carbono.
No mercado imobiliário, a China permitirá que as cidades ajustem e reduzam as restrições à compra de moradias com base nas condições locais e implementem medidas de política de crédito e impostos que foram introduzidas para reduzir os custos de compra de casas.
Além disso, os governos locais terão maior autonomia para comprar casas comerciais existentes, disse o funcionário.
Serão feitos esforços para melhorar os sistemas básicos, incluindo habitação, terra, finanças e tributação, e o sistema fiscal, e implementar o mais rapidamente possível os arranjos institucionais e medidas políticas que têm impactos diretos na estabilização do mercado imobiliário.
O índice da dívida pública da China é de cerca de 70%, um nível relativamente baixo no mundo. O funcionário disse que os riscos da dívida do país estão geralmente sob controle, e os riscos da dívida dos governos locais estão sendo efetivamente aliviados e gerenciados após a introdução de uma série de políticas eficazes.
Para o próximo ano, as políticas macro mais proativas e impactantes deverão ser inovadoras para sustentar a tendência de alta da economia e criar um ambiente macro favorável para proteger e neutralizar os riscos de dívida dos governos locais, de acordo com o funcionário.
Serão envidados esforços para coordenar as reformas dos sistemas fiscais e de tributação e colocar mais recursos fiscais à disposição dos governos locais, de modo a fornecer apoio institucional para neutralizar os riscos da dívida do governo local.
O governo também prometeu medidas resolutas para conter o financiamento da dívida que viola leis ou regulamentos, alertando que novas dívidas ilegais devem ser evitadas enquanto neutralizam os riscos de dívida existentes.
Com todas essas medidas a serem rompidas, as dívidas do governo gradualmente se tornarão proporcionais ao desenvolvimento econômico e aos recursos financeiros, gerando benefícios para a dívida do governo local, disse o funcionário.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)