Urumqi – O telescópio de um metro de campo largo Nanshan descobriu um novo asteroide próximo à Terra, segundo o Observatório Astronômico de Xinjiang (OAX) da Academia Chinesa de Ciências.
O Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional confirmou a descoberta e designou o asteroide próximo à Terra com o número provisório 2023 DB2.
Sua aproximação mais próxima à órbita da Terra é mais de 30 milhões de quilômetros, aproximadamente 80 vezes a distância entre a Terra e a Lua, disse Ali Esamdin, um pesquisador do OAX.
A descoberta foi o resultado da cooperação entre o OAX e uma equipe de astronomia amadora chamada Xingming.
Gao Xing, líder da equipe de astronomia amadora, disse que a cooperação entre astrônomos profissionais e equipes de astronomia amadora pode desvendar mais segredos sobre as estrelas e aproximar a astronomia das pessoas comuns.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)