Beijing – Cerca de 2,039 milhões de empresas privadas foram criadas no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 10,7% em termos homólogos, mostraram dados oficiais.
No final de março, o número de empresas privadas cadastradas ultrapassou 49 milhões, representando 92,3% do total do país, segundo dados da Administração Estatal para Regulação do Mercado.
O desenvolvimento regional tornou-se mais equilibrado durante o período. De janeiro a março, foram criadas 519 mil empresas privadas na região central do país, alta de 20,8% na comparação anual. Cerca de 441 mil empresas privadas foram criadas na região oeste, um aumento anual de 30,2%.
Os setores de hotelaria e serviços de bufê e de leasing e serviços empresariais, outrora duramente atingidos pela Covid, recuperaram-se no primeiro trimestre. O número das empresas privadas recém-criadas nesses setores cresceu 35,7% e 15,5% ano a ano, respectivamente, mostraram os dados.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)