Beijing, 10 set – Os novos empréstimos na China denominados em yuans totalizaram 1,22 trilhão de yuans (US$ 189 bilhões) em agosto, uma queda anual de 63,1 bilhões de yuans, mostraram os dados do Banco Popular da China (BPC), o banco central do país, nesta sexta-feira.
O M2 do país, uma ampla medida de oferta de moeda que cobre o dinheiro em circulação e todos os depósitos, cresceu 8,2% anualmente para 231,23 trilhões de yuans no final de agosto, segundo o BPC.
A taxa de crescimento foi 0,1 ponto percentual mais baixo que a no final de julho e representa uma queda de 2,2 pontos percentuais ante o mesmo período do ano passado.
A medida estreita de oferta monetária (M1), que cobre o dinheiro em circulação mais os depósitos à vista, subiu 4,2% em termos anuais para 62,67 trilhões de yuans no fim de agosto.
A quantidade de dinheiro em circulação (M0) aumentou 6,3% ano a ano, para 8,51 trilhões de yuans no fim do mês passado.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)