Beijing – Os astronautas chineses vivem e trabalham de forma mais conveniente e confortável em órbita com a aplicação da tecnologia avançada da informação, apontou a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC).
Existem sistemas domésticos inteligentes no módulo central Tianhe da estação espacial chinesa, revelou em uma coletiva de imprensa na sexta-feira Bai Linhou, vice-designer-chefe da estação espacial da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), subordinada à CASC.
Os astronautas podem controlar a iluminação e os equipamentos de cozinha do módulo principal através de aplicativos móveis. Eles também podem navegar na internet e conversar por vídeo com seus familiares e amigos, segundo Bai.
Com um sistema acústico-óptico no módulo principal, os astronautas podem dormir à noite em vez fazerem plantão, acrescentou Bai.
Tang Hongbo, um dos três astronautas da missão tripulada Shenzhou-12 da China, disse que os membros da tripulação podem ter uma refeição quente em cerca de meia hora.
Ele também contou que os astronautas dormem bem em órbita graças a um alto-falante que os informa se algo der errado.
A vida e o trabalho convenientes são uma parte significativa do projeto chinês da nave espacial tripulada, explicou Bai.
Os pesquisadores mobiliaram bem o módulo central para que os astronautas possam trabalhar confortavelmente, acrescentou Bai.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)