Beijing – Neve e granizo atingirão partes do sul da China nesta terça e quarta-feira, informou nesta terça-feira o Centro Meteorológico Nacional (CMN) do país. O padrão climático muda após alguns dias de chuva intensa, neve e condições congelantes.
O CMN disse que a neve pesada provavelmente atingirá de terça a quarta-feira algumas partes de Chongqing, Guizhou, Hubei, Anhui, Hunan, Jiangxi e Zhejiang, no sul da China, com neve nova acumulando-se a uma profundidade de 3cm a 10cm nessas regiões.
Espera-se que as nevascas depositem até 18cm de neve em algumas partes das províncias acima mencionadas, segundo o centro. Também pode ocorrer granizo em partes de Guizhou, Hunan, Jiangxi, Anhui e Zhejiang durante o mesmo período.
A última ocorrência de chuva, neve e congelamento que atingiu as 18 áreas provinciais da China nas regiões central e leste foi de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. O mau tempo afetou mais de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, segundo o centro.
Especialistas em meteorologia alertaram para os efeitos climáticos adversos induzidos pela sobreposição entre a última rodada de tempo congelado e a atual, pedindo às localidades que tenham cautela ao limpar a neve.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)