Na reunião do BRICS, Lula pede substituição da hegemonia do dólar

Ministro diz que Brasil quebrou amarras do teto de gastos
Usina elétrica construída pela China em Uganda inaugura quarta unidade de turbina e está próxima da conclusão

Na reunião do BRICS, Lula pede substituição da hegemonia do dólar

Joanesburgo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu nesta terça-feira a criação de uma moeda comercial comum para os países do BRICS para combater a hegemonia do dólar.

Defendendo a criação de uma moeda comum para o comércio transfronteiriço entre os países do BRICS sem afetar as moedas nacionais, Lula disse na Conversa com o Presidente do Fórum Empresarial do BRICS que uma alternativa ao dólar americano precisa ser encontrada no mercado internacional.

A moeda comum seria usada para facilitar o comércio entre os países emergentes, explicou ele.

Para Lula, espera-se que o BRICS seja uma instituição multilateral, não um clube fechado. “A gente quer se organizar”, salientou.

Em abril, ele propôs a possibilidade de criar uma moeda regional comum ou mecanismo semelhante para reduzir a dependência do dólar americano no comércio.

Também nesta terça, o presidente brasileiro anunciou que seu governo está considerando a possibilidade de usar o yuan chinês no comércio com a Argentina.

Para Lula, a gente não pode depender de um único país que tem o dólar, que coloca mais dinheiro em circulação em dólares e nós somos obrigados a ficar vivendo da flutuação desta moeda. Ele acredita que isso não é correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *