Budapeste – Várias conquistas foram alcançadas nesta quinta-feira em uma conferência focada na cooperação entre a China e a Hungria no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR).
Sob a orientação do Departamento de Comunicação do Conselho de Estado da China, a conferência foi coorganizada pela Agência de Notícias Xinhua e pelo ATV Media Group, da Hungria, em Budapeste.
A Xinhua sempre esteve comprometida em concentrar esforços e contribuir para a construção conjunta do Cinturão e Rota entre os dois países, disse o presidente da Xinhua, Fu Hua, ao discursar no evento.
A conferência visa implementar ainda mais o consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover a cooperação pragmática em vários níveis em todos os setores, de modo a fazer novas e maiores contribuições para a cooperação do Cinturão e Rota entre os dois países, garantindo mais resultados inovadores, disse Fu.
Na conferência, a Parceria de Informação Econômica do Cinturão e Rota (BREIP), iniciada pela Agência de Notícias Xinhua, inaugurou um escritório de ligação para o Leste Europeu.
A Rede de ONGs da China para Intercâmbios Internacionais lançou um projeto de cooperação não governamental do Cinturão e Rota com a Hungria.
O site oficial da ICR ganhou um setor dedicado à cooperação industrial entre a China e a Hungria.
Foi igualmente divulgado um relatório sobre o investimento e a cooperação entre os dois países no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota.
Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre elas autoridades governamentais, representantes de câmaras de comércio e do setor empresarial e chefes de grandes veículos de comunicação e think tanks dos dois países.
Fu observou que a Xinhua continuará a fornecer uma cobertura aprofundada das interações de alto nível entre os dois países e apresentará as principais conquistas da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota dos dois países de maneira abrangente e multiperspectiva.
Enfatizando os esforços para fortalecer os intercâmbios com os think tanks húngaros, Fu também pediu que se faça pleno uso das plataformas e mecanismos, incluindo a Cúpula Mundial de Mídia e a BREIP, para obter ainda mais resultados tangíveis.
Fu também enfatizou a importância de prestar serviços para a cooperação China-Hungria em várias áreas e promover melhor a integração aprofundada da cooperação da ICR com a política húngara de “Abertura ao Leste”.
A Hungria e a China alcançaram resultados frutíferos na cooperação do Cinturão e Rota, disse o ministro húngaro da Economia Nacional, Márton Nagy, na conferência, citando o projeto ferroviário Hungria-Sérvia como exemplo.
A Hungria vê o desenvolvimento econômico da China como uma oportunidade importante, disse Nagy, enfatizando que o investimento de empresas chinesas, incluindo o Banco da China, a CATL e a BYD, tem impulsionado o desenvolvimento das indústrias relacionadas.
Nagy disse que a Hungria está disposta a fortalecer a cooperação mutuamente benéfica com a China em áreas como infraestrutura e alta tecnologia e a atuar como um vínculo entre a China e a Europa.
Liu Hongcai, vice-chefe da Associação Chinesa para o Entendimento Internacional, pediu esforços de vários setores dos dois países para implementar completamente o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover ainda mais o intercâmbio entre pessoas e o aprendizado mútuo entre civilizações.
Deve ser fomentada uma maior dinâmica para uma cooperação orientada para o futuro e as plataformas de cooperação a todos os níveis devem fazer pleno uso das suas vantagens para responder aos desafios globais, disse Liu.
Liu expressou sua esperança de que as pessoas de todas as áreas e esferas sociais nos dois países façam contribuições ativas para promover as relações bilaterais.
Durante os últimos anos, os laços econômicos e o comércio entre os dois países floresceram, disse Tamas Kovacs, CEO da ATV.
Com base na ampla cooperação entre a ATV e os meios de comunicação chineses, o público é capaz de ter uma melhor compreensão das realizações frutíferas dos esforços conjuntos dos dois países, disse Kovacs, acrescentando que essa cooperação será levada adiante para ajudar os dois povos a entenderem melhor a cultura e os valores um do outro.
Os convidados participantes também visitaram uma exposição fotográfica sobre a cooperação pragmática via Iniciativa do Cinturão e Rota entre a China e a Hungria.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)