Na manhã dessa sexta-feira (9), foi confirmada nas redes sociais da família real da Inglaterra a morte do príncipe Philip. Ainda segundo o comunicado, o falecimento aconteceu no Castelo de Windsor : ” É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real se une a pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda.”
Ele tinha 99 anos e foi casado com a rainha Elizabeth II desde 1947 e tiveram 4 filhos o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.. Em janeiro, os dois se vacinaram contra a Covid-19 no Castelo de Windsor. A causa da morte não foi divulgada, entretanto o príncipe havia passado por processos cardiológicos em fevereiro.
O príncipe Philip nasceu em 1921 e lutou na Segunda Guerra Mundial no Mediterrâneo e no Pacífico.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)