Maputo – O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou nesta segunda-feira o reforço das medidas de vigilância em todas as unidades de saúde do país em resposta a um surto de sarampo.
Durante a inauguração de um sistema de abastecimento de água em Pemba, Cabo Delgado, Nyusi discursou sobre a atual crise de saúde pública, destacando a gravidade do surto de sarampo e o potencial surgimento da mpox.
O surto de sarampo, que começou em 9 de julho, afetou predominantemente Cabo Delgado, com 170 casos registrados e oito em Niassa, levando a um total de 18 mortes, 17 das quais ocorreram em Cabo Delgado.
O presidente informou que todas as mortes foram registradas fora das unidades de saúde, o que destaca a necessidade de reforçar a conscientização sobre a importância da vacinação e dos cuidados precoces.
Para combater a disseminação do sarampo, o governo moçambicano, por meio do Ministério da Saúde, está implementando várias medidas, incluindo o treinamento de pessoal técnico no gerenciamento de casos e o reforço da vacinação de rotina.
“O sarampo é uma doença que pode ser prevenida por meio da vacinação, se quiserem ajudar nossas crianças, vacinem-nas”, pediu Nyusi em seu discurso, transmitido por TV e radio estatais, acrescentando que uma vacinação de bloqueio já foi realizada no distrito de Chiure, e uma campanha de vacinação para crianças menores de 15 anos está planejada para setembro.
Além do surto de sarampo, Moçambique enfrenta a ameaça da mpox, já registrada na África do Sul e que afeta o continente desde novembro de 2022. Anteriormente, a Organização Mundial da Saúde declarou a mpox uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, uma designação ecoada pelos Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças.
Em resposta a essa ameaça, Nyusi afirmou que o Ministério da Saúde está atualizando seu plano de prontidão e resposta, fortalecendo a capacidade laboratorial para testar casos suspeitos e revisando protocolos terapêuticos.
Nyusi concluiu pedindo à população que permaneça vigilante e comprometida com a saúde pública, enfatizando que “esse pode ser outro desafio no campo da saúde pública, mas juntos podemos superá-lo”.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)