Hong Kong, 12 mar (China) — A decisão de melhorar o sistema eleitoral da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), adotada pela Assembleia Popular Nacional (APN) é uma medida necessária para garantir a segurança e estabilidade de longo prazo de Hong Kong, é legal, legítima e progressiva, disse o Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEHK na quinta-feira.
A decisão foi aprovada por maioria esmagadora na quarta sessão da 13ª APN, a mais alta legislatura da China, na quinta-feira.
A medida reflete plenamente a vontade coletiva de todo o povo chinês, incluindo os compatriotas de Hong Kong, de salvaguardar a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento e manter a prosperidade e estabilidade de longo prazo de Hong Kong, disse um porta-voz do gabinete de ligação.
A decisão é um movimento necessário do Estado para aderir e melhorar “um país, dois sistemas” a nível constitucional e para garantir a segurança e estabilidade a longo prazo de Hong Kong, disse o porta-voz.
Nos últimos dias, a sociedade de Hong Kong tem prestado muita atenção à agenda da sessão da APN relacionada a Hong Kong. A Chefe do Executivo da RAEHK, Carrie Lam, funcionários-chave do governo da RAEHK, pessoas de todas as esferas da vida e várias organizações, bem como o público em geral, expressaram firme apoio e expectativa em relação a decisão, disse o porta-voz.
Muitos residentes de Hong Kong montaram contadores de rua e plataformas online para coletar assinaturas em apoio à implementação de “patriotas governando Hong Kong” e melhorando o sistema eleitoral de Hong Kong. Vários meios de comunicação também publicaram um grande número de relatórios e artigos de opinião a esse respeito.
Isso refletiu plenamente que a sociedade de Hong Kong aprendeu uma lição dolorosa após muitos anos de disputas políticas e drásticas agitações sociais, e formou um consenso de trabalho em prol da estabilidade e do progresso, mostrando que a decisão das autoridades centrais tem ampla base de opinião pública em Hong Kong, disse o porta-voz.
O porta-voz disse que a decisão da APN tem bases constitucionais e jurídicas sólidas. De acordo com a Constituição e a Lei Básica da RAEHK, as autoridades centrais têm o poder constitucional de decidir sobre a criação da RAEHK e seus sistemas.
A APN, de acordo com o desenvolvimento na prática do “um país, dois sistemas”, decidiu melhorar o sistema eleitoral da RAEHK a partir do nível constitucional, que é da competência e responsabilidade da APN, e a autoridade da APN não pode ser desafiada, disse o porta-voz.
Enquanto isso, a decisão da APN reflete totalmente a progressividade. As medidas, incluindo a reforma e maior autonomia da Comissão Eleitoral da RAEHK, aumentando adequadamente os membros da Comissão Eleitoral e as cadeiras do Conselho Legislativo, entre outras, irão expandir significativamente a participação política equilibrada e ordeira de todas as esferas da vida da sociedade de Hong Kong, garantir os direitos democráticos e a qualidade democrática de que gozam os residentes de Hong Kong e fazer com que a Comissão Eleitoral se adapte melhor às realidades de Hong Kong e tenha uma representação mais ampla, afirmou o porta-voz.
Estas medidas também refletiram plenamente os interesses gerais e fundamentais da sociedade de Hong Kong e ajudarão a manter o desenvolvimento estável do sistema democrático de Hong Kong, bem como a segurança e estabilidade de longo prazo da sociedade de Hong Kong, disse o porta-voz.
Acredita-se que um sistema eleitoral melhorado em Hong Kong ajudará a região a sair de seu “lamaçal político” de longa data, a mudar os esforços para resolver disputas e problemas profundamente arraigados, desenvolver a economia local, melhorar o bem-estar do povo, integrar-se ao cenário de desenvolvimento nacional e realizar uma boa governança, de modo a criar o milagre do desenvolvimento mais uma vez, disse o porta-voz.
Todos os círculos e residentes de Hong Kong são encorajados a fazer propostas para a melhora do sistema eleitoral, disse o porta-voz, acrescentando que os esforços conjuntos ajudarão Hong Kong a ter um futuro brilhante e o “um país, dois sistemas” a prosperar de forma constante e adicional.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)