Hefei – Um megaprojeto de desvio de água do Yangtze, o rio mais longo da China, para o rio Huaihe iniciou sua operação experimental nesta sexta-feira.
O projeto de desvio de água, que tem 723 quilômetros de extensão e levou seis anos para ser construído, fornecerá água a 15 cidades na Província de Anhui, leste da China, e na Província de Henan, no centro do país. A expectativa é beneficiar mais de 50 milhões de pessoas.
Na manhã de sexta-feira também teve início a construção da segunda fase deste megaprojeto – com um investimento de 20,41 bilhões de yuans (US$ 2,93 bilhões).
O investimento total na primeira fase ultrapassou 94,91 bilhões de yuans.
Além de fornecer água para os residentes e desenvolver a navegação, este projeto também será usado para irrigação agrícola e ajudará a melhorar o ambiente ecológico do rio Huaihe e do lago Chaohu.
De acordo com Zhang Xiaowu, presidente do Group Provincial de Anhui para a Transposição de Água do Rio Yangtze para o Rio Huaihe, o canal fornecerá anualmente mais de 500 milhões de metros cúbicos de água ao lago Chaohu, ajudando a restaurar a ecologia do lago. Também pode transferir água para o canal principal do rio Huaihe, a fim de evitar que ele seque.
Este complexo projeto hídrico superou múltiplas dificuldades técnicas durante a construção e também levou em consideração a conservação da biodiversidade. O canal foi movido para o oeste para dar lugar às aves migratórias, enquanto várias passagens foram construídas para facilitar a migração dos peixes.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)