Megaprojeto chinês de desvio de água beneficia 140 milhões de pessoas

China realiza cerimônia memorial nacional para vítimas do Massacre de Nanjing
Campo petrolífero de Tarim produz mais de 30 milhões de toneladas de petróleo e gás equivalente

Megaprojeto chinês de desvio de água beneficia 140 milhões de pessoas

Foto aérea tirada em 22 de maio de 2021 mostra o Aqueduto Shahe, projeto chave da rota central do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte da China. (Shinhua/Liu Shiping)

Beijing — O megaprojeto de desvio de água na China transferiu quase 50 bilhões de metros cúbicos de água dos principais rios do sul para o norte, propenso a secas, nos últimos sete anos, informou a empresa responsável pelo projeto no domingo.

Domingo marcou o sétimo aniversário da operação abrangente do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte. O projeto beneficiou 140 milhões de pessoas e otimizou o modelo de desenvolvimento econômico de mais de 40 grandes e médias cidades.

O projeto mudou o modelo de abastecimento de água no norte do país, promoveu a reabilitação de rios e lagos, otimizou e ajustou a estrutura industrial e produziu enormes benefícios econômicos, sociais e ecológicos, disse um funcionário do Ministério dos Recursos Hídricos.

O Projeto de Desvio de Água de Sul-Norte tem três rotas. A rota central, a mais proeminente das três devido ao seu papel no fornecimento de água à capital do país, começa no Reservatório de Danjiangkou, na Província de Hubei, centro da China, e atravessa as províncias de Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. Começou a fornecer água em 12 de dezembro de 2014.

A rota leste entrou em operação em novembro de 2013, transferindo águas da Província de Jiangsu, no leste da China, para abastecer zonas que incluem Tianjin e Shandong.

A rota oeste está em fase de planejamento e ainda não foi construída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *