Kunming, 7 abr (China) — Uma nova mega usina hidrelétrica na China começou a armazenar água em sua represa, preparando-se para começar a gerar eletricidade em julho.
Baihetan, no rio Jinsha, a seção superior do rio Yangtzé, atravessa as províncias de Yunnan e Sichuan, no sudoeste do país.
Com uma capacidade instalada total de 16 milhões de quilowatts, é a segunda maior usina hidrelétrica da China em termos de capacidade instalada, perdendo apenas para a Represa das Três Gargantas, na Província de Hubei, centro do país. O projeto foi realizado pela China Three Gorges Corporation.
O primeiro conjunto de unidades geradoras de Baihetan entrará em operação em julho de 2021 e todas as unidades deverão estar operacionais em julho de 2022.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)