Beijing, 27 jul – O mais alto conselheiro político da China, Wang Yang, ressaltou nesta terça-feira a importância de defender o princípio de Uma Só China e o Consenso de 1992 e pediu esforços conjuntos para alcançar a reunificação da pátria.
Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, fez as observações em Beijing enquanto discursava em uma reunião que marcava o 30º aniversário do Consenso de 1992.
Os chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan chegaram a um consenso em 1992 de que “ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencem a uma China e trabalharão juntos em direção à reunificação nacional”.
Promover o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito e avançar o processo em direção à reunificação nacional pacífica é uma aspiração compartilhada de todos os filhos e filhas da nação chinesa, e a proposta básica do PCCh sobre a resolução da questão de Taiwan, disse Wang.
O Consenso de 1992 define a natureza fundamental da relação através do Estreito e estabelece as bases políticas para seu desenvolvimento, disse ele.
Ao aderir ao Consenso de 1992 e endossar o princípio de Uma Só China, as relações através do Estreito melhorarão e se desenvolverão e os compatriotas em Taiwan serão beneficiados, disse ele. Negar o Consenso de 1992 e desviar-se do princípio de Uma Só China levará à tensão e à turbulência nos laços através do Estreito e isso prejudicará os interesses vitais dos compatriotas de Taiwan, acrescentou.
“Vamos nos esforçar para a perspectiva da reunificação pacífica com a maior sinceridade e maiores esforços”, disse Wang.
“Com base na adesão ao princípio de Uma Só China, estamos dispostos a participar de diálogo, comunicação e consultas democráticas com todas as partes, grupos ou indivíduos em Taiwan sobre questões políticas entre os dois lados e a promoção da reunificação pacífica da pátria”, enfatizou.
As atividades secessionistas destinadas à “independência de Taiwan” são o maior obstáculo à reunificação nacional e um grave perigo à revitalização nacional, disse ele.
A negação da autoridade de Taiwan do Consenso de 1992, juntamente com a conivência e instigação de certos países à provocação dos secessionistas, só mergulhará Taiwan na catástrofe, e causará miséria para as pessoas de Taiwan, disse Wang.
Ele alertou que nenhum indivíduo e nenhuma força deve subestimar a determinação, a vontade e a capacidade do povo chinês de defender sua soberania nacional e integridade territorial.
Ele pediu aos compatriotas de Taiwan que obtenham uma compreensão profunda dos benefícios da reunificação, bem como o fato de que a “independência de Taiwan” leva a um beco sem saída e que os forasteiros não são confiáveis.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)