Pequim – O mais alto conselheiro político da China, Wang Huning, reuniu-se com Graham Allison, professor da Universidade de Harvard, em Pequim, na quinta-feira.
Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, disse que, sob a forte liderança do presidente Xi Jinping, o povo chinês está trabalhando em conjunto para promover a modernização chinesa.
Wang observou que o presidente Xi apresentou orientação estratégica fundamental para as relações China-EUA, propondo os princípios de respeito mútuo, coexistência de importação e cooperação ganha-ganha, e identificando as quatro linhas vermelhas que não toleram contestação, ou seja, a questão de Taiwan , democracia e direitos humanos, o caminho e o sistema da China e o direito de desenvolvimento da China.
A política da China em relação aos Estados Unidos é consistente e estável, disse Wang. Observando que a Armadilha de Tucídides não é uma inevitabilidade histórica, ele acrescentou que a China e os Estados Unidos devem fortalecer o diálogo e a comunicação, administrar suas diferenças importantes, ajudar um ao outro a ter sucesso por meio da cooperação e trabalhar juntos para lidar com vários desafios globais.
Allison disse que os Estados Unidos e a China devem evitar cair na Armadilha de Tucídides, e encontrar o caminho certo para eles conviverem bem é importante para ambos os países e para o mundo em geral.
Ele expressou sua disposição de continuar promovendo o fortalecimento da comunicação entre os Estados Unidos e a China e contribuir para o desenvolvimento estável das relações bilaterais.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)