(250103) -- BEIJING, Jan. 3, 2025 (Xinhua) -- An aerial panoramic photo taken on Jan. 1, 2025 shows a view of the Zhangzhou nuclear power project under construction in Zhangzhou, southeast China's Fujian Province. The first power generation unit of China National Nuclear Corporation's Zhangzhou nuclear power project in southeast China's Fujian began commercial operation on Wednesday, marking a major step forward in the batch construction process of Hualong One, a domestically developed third-generation reactor. (Zhangzhou nuclear power project/Handout via Xinhua)
Beijing – A Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC) anunciou no sábado que o maior projeto de urânio natural do país produziu seu primeiro barril de urânio, marcando uma nova fase de mineração de urânio sustentável e inteligente na China.
Localizado em Ordos, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, o projeto de demonstração “Urânio Nacional No.1” é a maior base de produção de urânio natural do país em capacidade e construída com os mais altos padrões. Além disso, o projeto foi finalizado em tempo recorde – apenas um ano entre o início e a conclusão das obras.
“Este projeto é uma grande conquista na tecnologia de mineração e processamento de urânio de terceira geração da China”, disse Yuan Xu, presidente da China National Uranium Co., Ltd., uma subsidiária da CNNC.
Ele acrescentou que o projeto apresenta elementos-chave da mineração de urânio moderna, incluindo um forte foco na proteção ambiental, operações de controle remoto, análise inteligente e qualidade e eficiência aprimoradas.
Por meio da digitalização completa do processo e da análise inteligente, o projeto tornou a mineração de urânio mais previsível e controlável, de acordo com Yuan.
A capacidade total de geração de eletricidade nuclear da China – incluindo unidades em operação, em construção ou oficialmente aprovadas – ocupa o primeiro lugar no mundo, de acordo com a Sociedade Chinesa de Pesquisa de Energia.
Espera-se que as tecnologias usadas no projeto sejam totalmente aplicadas e rapidamente escaladas no desenvolvimento de urânio nas bacias no norte da China para apoiar a criação de bases adicionais de mineração de urânio em grande escala, de acordo com a CNNC.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)