Beijing – As principais empresas industriais da China relataram uma queda menor nos lucros em junho de 2023, mostraram dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.
As empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,81 milhões) proveniente dos negócios principais registraram lucros combinados de 719,76 bilhões de yuans em junho, uma queda anual de 8,3%, ante uma diminuição de 12,6% em maio.
Com as políticas de promoção do crescimento econômico surtindo efeito, a produção industrial continuou a melhorar e os lucros das empresas mantiveram a tendência de recuperação no mês passado, disse Sun Xiao, estatístico do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
No primeiro semestre, os lucros das empresas industriais chinesas caíram 16,8% em termos homólogos, diminuindo 4,6 pontos percentuais face ao primeiro trimestre.
No período de janeiro a junho, o setor manufatureiro apresentou melhor desempenho, já que o ritmo de queda do lucro foi 9,4 pontos percentuais menor em relação ao primeiro trimestre.
Os lucros combinados dos fabricantes de equipamentos registraram um aumento de 3,1% nos primeiros seis meses, aceleração de 20,8 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre e revertendo a queda.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)