STORYLINE: A Anjun, empresa chinesa de entrega expressa, foi pioneira na solução logística de “última milha” para comunidades carentes no Brasil, estendendo os serviços de entrega expressa a essas áreas.
No Rio de Janeiro, essa iniciativa trouxe um senso de cidadania e dignidade a muitos que antes eram excluídos do mercado consumidor.
No Morro da Mangueira, um prédio exibe uma placa identificando o local como o centro de entregas da Anjun.
SOUNDBITE – Angele Miranda – Presidente da Associação dos Moradores da Mangueira
“Nós, moradores, tínhamos muita dificuldade em chegar algum produto ou material que fosse comprado. Nós éramos excluídos da sociedade, nada chegava até a gente. Então esse projeto nos trouxe muita facilidade e foi muito importante para que nós fôssemos ingressar no ambiente mundial. Até mesmo se sentir importante, porque éramos excluídos.”
A empresa cuida da coleta, armazenamento e distribuição dos pedidos dos moradores, permitindo que eles comprem online com entrega garantida.
SOUNDBITE – Angele Miranda – Presidente da Associação dos Moradores da Mangueira
“Esperamos que no futuro, a Anjun amplie cada vez mais esse serviço que eles estão oferecendo para a nossa comunidade. Não só para a Mangueira, mas para todo o Complexo da Mangueira e outras localidades, para que não tenham a mesma dificuldade que nós passamos no passado.”
Isso representa não apenas um estudo de caso comercial de marcas chinesas expandindo suas operações no exterior, mas também uma prática concreta que promove o desenvolvimento inclusivo e a equidade social.
A Anjun Logistics é especializada em serviços de logística para e-commerce entre a China e a América Latina.
Suas operações se concentram principalmente em fornecer soluções completas de cadeia logística para plataformas de e-commerce e operadores independentes.
SOUNDBITE – Fernando de Lima – Diretor de Planejamento da Anjun
“A gente começou a desenvolver um serviço ligado ao mercado nacional, desde as grandes empresas e plataformas de e-commerce, B2B e B2C, mas também para o consumidor doméstico e para o vendedor doméstico também. Então hoje a gente tem o projeto de ligar as pontas dentro do Brasil todo e depois, a abertura desse mercado doméstico para o mundo.”
A empresa investiu em soluções que incluem armazéns alfandegados, instalações próprias de triagem, desembaraço aduaneiro, coleta e triagem de encomendas e distribuição.
No Aeroporto de Guarulhos este armazém de 25 mil metros quadrados aumenta a capacidade de desembaraço aduaneiro de remessas expressas comerciais para 1 milhão de encomendas por dia.
Equipado com sistemas avançados de triagem automatizada e integrado à rede expressa nacional da Anjun no Brasil, ele reduz significativamente os prazos de entrega de produtos de e-commerce em São Paulo, Minas Gerais e outros estados.
Isso soluciona atrasos no desembaraço causados por restrições de espaço e processamento aduaneiro ineficiente no Brasil.
A empresa opera mais de 100 veículos para transportar encomendas processadas em seu armazém de mais de 40 mil metros quadrados, criando inúmeras oportunidades de emprego.