
Wuhan – À medida que uma máquina de tunelamento de escudo fabricada pelo país perfurava, a linha 12 do metrô de Wuhan, que se tornará a mais longa da China uma vez concluída, começou a se estender sob o rio Yangtzé no domingo.
A via de 59,9 quilômetros é a primeira linha de metrô circular da capital da Província de Hubei, centro da China, e também a mais longa em todo o país.
A linha 12 conectará três localidades da cidade, Wuchang, Hankou e Hanyang, estendendo-se por sete distritos administrativos. Ao mesmo tempo, a linha é projetada para passar duas vezes sob o rio Yangtzé e ainda sob o rio Hanjiang e dois lagos.
A máquina de tunelamento de escudo usada no projeto é produzida pela China Railway Tunnel Group Co., Ltd. e China Railway Engineering Equipment Group Co., Ltd.
Ela pesa cerca de 2,9 mil toneladas, tem 105 metros de comprimento e 12,56 metros de diâmetro, duas vezes a largura das máquinas de tunelamento de escudo comuns usadas para projetos de construção de metrô.
De acordo com o Wuhan Metro Group, a Linha 12 aliviará a pressão sobre o fluxo de passageiros urbanos da cidade, melhorando ainda mais o abrangente sistema de transporte municipal.
(250809) -- DONGYING, Aug. 9, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Aug. 8, 2025 shows a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage in Dongying City, east China's Shandong Province. Dongying City has been actively developing clean energy in recent years. To make the best of idle land at Shengli Oilfield, a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage with a total installed capacity of 300 megawatts was accomplished in May 2025, seen to annually turn out 480 million kilowatt-hours of electricity. (Xinhua/Guo Xulei)