Li Qiang participa da 23ª Reunião do Conselho de Chefes de Governo dos Estados-Membros da OCS

Frota marítima da China registra crescente capacidade de transporte
Aeronave anfíbia AG600, da China, inicia teste de fadiga em escala real

Li Qiang participa da 23ª Reunião do Conselho de Chefes de Governo dos Estados-Membros da OCS

Por CRI Português

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, participou hoje (16) da 23ª Reunião do Conselho de Chefes de Governo dos Estados-Membros da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), que também contou com a presença de seus homólogos da Bielorrússia, do Cazaquistão, do Quirquistão, da Rússia, do Tajiquistão, do Usbequistão, da Mongólia e do Paquistão.

Li Qiang afirmou que a OCS é uma importante plataforma para a manutenção da paz e da estabilidade regionais, e na promoção do desenvolvimento e da prosperidade de seus países. A China está disposta a trabalhar com todas as partes para implementar os consensos entre os chefes de Estado. O premiê chinês propôs que se fortaleçam a cooperação e a comunicação estratégicas, eliminando-se divergências e aumentando-se a confiança mútua por meio de diálogos. Ademais, sugeriu a expansão de cooperação pragmática com foco nas demandas de desenvolvimento, oferecendo uma resposta proativa aos principais riscos e voltada para a ampliação dos intercâmbios de pessoal atendendo às expectativas da população.

Os participantes da reunião afirmaram que os países-membros da OCS vêm consolidando o respeito recíproco e a confiança mútua, bem como reforçando a parceria. Dessa maneira, o nível de integração econômica regional vem aumentando, o que fomentou vigorosamente a paz, estabilidade e desenvolvimento regional. Diante da conjuntura internacional complexa e tumultuosa, todas as partes devem colaborar estreitamente, fortalecendo a combinação entre a construção conjunta do Cinturão e Rota e a edificação da União Econômica Eurasiática, além de aprofundar a cooperação em áreas como comércio, segurança, interconexão, energia, finanças, desenvolvimento verde e alívio da probreza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *