Beijing – Legisladores chineses de alto nível se reuniram no domingo para analisar uma série de relatórios durante a sessão em andamento do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN).
Zhao Leji, presidente do Comitê Permanente da APN, participou da reunião plenária da sessão.
Durante o encontro, foi apresentado um relatório sobre a aplicação da Lei de Ativos Estatais das Empresas, que sugeriu a criação e o aprimoramento de um mecanismo de agência confiável para gestão das empresas estatais e do capital estatal.
Outro tema discutido foi o relatório de aplicação da Lei de Proteção do Rio Amarelo, que enfatiza a promoção da governança do rio baseada na lei, além do avanço na conservação e restauração do ecossistema de sua bacia.
Eles ouviram um relatório de retificação de auditorias realizado em 2023, que revelou que, até o final de setembro, o processo de correção envolveu fundos totais de 538 bilhões de yuans (US$ 74,8 bilhões), com mais de 2.800 pessoas responsabilizadas.
Além disso, foi elaborado um relatório sobre a alocação e o uso de recursos fiscais voltados para prevenção e mitigação de desastres e gestão de emergências. O relatório propôs aprimoramentos nas políticas e sistemas fiscais e a otimização dos modelos de distribuição de fundos.
A reunião também reuniu relatórios sobre proteção de terras agrícolas, registro e revisão legislativa e sobre como lidar com a má conduta e a corrupção no entorno das massas.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)