Guangzhou, 26 mai (Xinhua) — A Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau lançou nesta terça-feira sua primeira rota de trem de carga para os países da ASEAN.
Um trem carregado com mercadorias no valor de US$ 94.400 partiu de Guangzhou, capital da Província de Guangdong, sul da China, na terça-feira. O trem levará cerca de quatro dias para chegar ao seu destino, a capital vietnamita, Hanói.
A Sinotrans Ltd., uma das operadoras da rota, considera o serviço internacional de trens de carga um importante canal para garantir o bom funcionamento da cadeia de abastecimento global durante a pandemia da COVID-19.
Apenas em 2020, a empresa realizou 1.580 viagens de trem de carga, transportando 157 mil unidades equivalentes a vinte pés de mercadorias, com o volume de carga aumentando 23%, de acordo com a Sinotrans.
Como a primeira rota de frete entre as duas regiões, espera-se que o novo serviço contribua para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade dos países e regiões ao longo do Cinturão e Rota, disse a empresa.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)