Nanchang – A Província de Jiangxi, no leste da China, lançou uma regulamentação para prevenir e controlar a poluição total por fósforo no maior lago de água doce do país, o Lago Poyang.
A regulamentação local entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024. Trata-se da primeira desse tipo em todo o país em relação à prevenção e ao controle de um único fator de poluição em um lago, disseram as autoridades locais nesta quinta-feira.
O Lago Poyang é uma das zonas úmidas mais importantes do mundo. O lago contribui com um fluxo médio anual de 146 bilhões de metros cúbicos para o rio Yangtzé, representando cerca de 15% do escoamento do rio Yangtzé. O lago tem várias funções ecológicas, como controle de enchentes, armazenamento de água e proteção da biodiversidade.
De acordo com o regulamento, nas áreas à beira do lago onde a concentração total de fósforo excede severamente o padrão, o uso de detergentes contendo fósforo deve ser proibido nas áreas de captagem que possam afetar a qualidade da água. Ele também especifica a responsabilidade de prevenção e controle dessa poluição e os esforços de coordenação para resolver problemas relevantes.
Nos últimos anos, a qualidade da água do lago Poyang melhorou. Entretanto, a poluição total por fósforo continua sendo uma ameaça significativa à qualidade da água.
O governo provincial de Jiangxi tem se esforçado para reduzir a concentração total de fósforo do lago para a quantidade padrão de Grau III no sistema de qualidade da água de cinco níveis do país até 2030.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)