Bucareste – O Laboratório Conjunto China-Romênia para Cooperação na Agricultura foi inaugurado oficialmente na terça-feira na Universidade de Ciências Agronômicas e Medicina Veterinária (UASVM, na sigla em inglês) em Bucareste, com o objetivo de aprimorar a pesquisa colaborativa em ciência agrícola e inovação tecnológica.
Essa iniciativa conjunta foi criada pelo Instituto de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Agricultura da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e da UASVM, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia da China, da Embaixada da China na Romênia e do Ministério da Agricultura romeno.
Wu Kongming, presidente da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, elogiou a criação do laboratório como um marco significativo na cooperação científica China-Romênia, destacando seu papel no desenvolvimento agrícola verde.
Elena Tatomir, diretora-geral da Direção Geral de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural romeno, destacou a importância dessa colaboração para o futuro da agricultura romena, particularmente no cultivo de vegetais em estufas.
O embaixador chinês na Romênia, Han Chunlin, disse que o laboratório é uma conquista essencial no âmbito do Plano de Ação de Inovação Científica e Tecnológica “Um Cinturão e Uma Rota”, promovendo intercâmbios científicos, tecnológicos e culturais mais fortes entre as duas nações.
Han acrescentou que o laboratório teve um impacto significativo na Europa Central e Oriental, apoiando intercâmbios culturais, promoção tecnológica e cooperação em capacidade de produção.
O reitor da UASVM, Sorin Cimpeanu, e seu vice-reitor, Florin Stanica, destacaram o papel do laboratório no avanço das tecnologias agrícolas das instalações e nas soluções de economia de energia.
Desde 2019, a iniciativa do laboratório conjunto concluiu vários projetos, incluindo uma fábrica de plantas com luz artificial, uma estufa com gasto reduzido de energia de dupla camada e uma fábrica de fungos comestíveis.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)