O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, destacou nesta segunda-feira que um grupo de médicos especialistas enviado pelo governo chinês para ajudar a Itália a combater o novo coronavírus foi calorosamente recebido e altamente elogiado pelo lado italiano.
O oficial deu a declaração em uma coletiva ao comentar uma conferência de imprensa que o ministro das Relações Exteriores italiano, Luigi Di Maio, e o presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Francesco Rocca, realizaram em Roma na sexta-feira, recebendo os especialistas chineses para ajudar a Itália na luta contra a epidemia de coronavírus.
Geng disse que a equipe chinesa, composta por nove especialistas, partiu de Shanghai para Roma em 12 de março, levando suprimentos e equipamentos médicos e começou seu trabalho logo após a chegada.
Segundo o porta-voz, o grupo compartilhou experiências com o Ministério da Saúde da Itália, a Cruz Vermelha Italiana, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas em Roma e outras instituições sobre o tratamento de pacientes, uso de medicamentos e controle de infecção dentro de hospitais conforme a situação da epidemia na Itália.
Os especialistas chineses também trocaram ideias para melhorar a conscientização de proteção do público e da equipe médica e esclarecer o nível de proteção das instituições médicas, disse Geng. “Eles foram calorosamente recebidos e altamente elogiados pelo lado italiano”.
Em seguida, eles irão para as áreas mais afetadas do norte da Itália, segundo o porta-voz.
Os especialistas também transmitiram os cuidados do governo chinês aos cidadãos chineses na Itália e conduziram orientações em vídeo para moradores e estudantes chineses que vivem e estudam no país, informando-os sobre os sintomas da COVID-19 e a prevenção e o tratamento da doença.
Eles também visitaram os pacientes chineses que foram tratados na Itália e se recuperaram, disse Geng.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)