(240411) -- BEIJING, April 11, 2024 (Xinhua) -- A consumer shops at a supermarket in Tengzhou, east China's Shandong Province, April 11, 2024. China's consumer price index (CPI), a main gauge of inflation, edged up 0.1 percent year on year in March, official data showed Thursday. (Photo by Sun Yang/Xinhua)
Beijing – Os preços ao consumidor (IPC) da China subiram pelo quarto mês consecutivo em maio, no mais recente sinal de uma recuperação estável da demanda doméstica, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira.
O IPC, principal indicador da inflação, subiu 0,3% na comparação anual no mês passado, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). O núcleo do IPC, deduzindo os preços de alimentos e energia, subiu 0,6%, mantendo uma trajetória ascendente.
“O mercado consumidor continuou seu desempenho estável em maio”, disse Dong Lijuan, estatística do DNE.
Em uma base mensal, o IPC caiu 0,1% em maio, suavizando-se em relação ao aumento de 0,1% em abril. A redução foi menor do que a queda média de 0,2% no mesmo período dos últimos 10 anos.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)