Beijing – O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, um indicador-chave da inflação, subiu 0,3% mensalmente em janeiro de 2024, mostraram dados oficiais na quinta-feira.
O IPC em janeiro caiu 0,8% em termos anuais, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
O efeito de transferência fez com que a inflação do IPC caísse 1,1 ponto percentual, enquanto os novos aumentos de preços elevaram o crescimento em 0,3 ponto, disse Dong Lijuan, estatística sênior do DNE.
As demandas do consumidor doméstico continuaram a aumentar no mês passado, impulsionadas pelo efeito do feriado, disse Dong. A Festa da Primavera deste ano cairá em 10 de fevereiro.
Os preços dos alimentos subiram 0,4% mensalmente em janeiro, fazendo a inflação aumentar 0,08 ponto percentual, de acordo com o DNE.
Já os preços não alimentícios aumentaram 0,2%, após uma queda de 0,1% registrada em dezembro de 2023, com os preços de passagens aéreas saltando mensalmente 12,1%, e o turismo, 4,2%.
O núcleo do IPC, que exclui os preços dos alimentos e da energia, subiu 0,4% anualmente em janeiro, segundo o DNE.
Os dados de quinta-feira também mostraram que o índice de preços ao produtor (IPP) da China, que mede os custos das mercadorias na porta da fábrica, caiu 2,5% em termos anuais em janeiro de 2024.
Em uma base mensal, o IPP caiu 0,2% em janeiro deste ano, de acordo com o DNE.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)