Por CGTN
O tema principal da CIFIT deste ano é “Investir o futuro com a China”. Isso gerou forte ressonância entre os participantes. Eles acreditam que apostar no país significa investir o futuro.
A vice-presidente executiva do Grupo ZF da Alemanha, Wang Runyi, disse que seja pela vitalidade econômica, seja pela inclusão cultural ou seja pelo ambiente de políticas, o mercado chinês é insubstituível.
As estatísticas divulgadas pela CIFIT revelam que, até o final de 2024, a economia chinesa atraiu anualmente mais de US$100 bilhões em 15 anos consecutivos.
A primeira razão é o enorme mercado chinês. O CEO do Grupo Wilmar International de Cingapura na China, Mu Yankui, disse que o aumento da renda dos consumidores chineses levará a uma procura ainda maior por qualidade de vida. Por isso, a indústria de grãos e óleos de processamento profundo, bem como o setor de saúde e bem-estar possuem um grande espaço de desenvolvimento no país.
Outro motivo que leva à permanência dos investidores estrangeiros na China é a alta lucratividade. Em 2024, a taxa de lucro das empresas industriais estrangeiras acima do tamanho designado na China foi de 6,6%. Portanto, capitais estrangeiras continuam reforçando suas disposições na China: a Yihai Kerry Arawana Holdings Co., Ltd. investiu mais de toda a soma dos 30 anos anteriores na China nos últimos seis anos. A Saudi Aramco irá iniciar em 2026 a operação de uma instalação de refino de petróleo e indústria química de bilhões de dólares em Liaoning. A Danaher investiu 200 milhões de yuans para expandir sua base de pesquisa e fabricação em Shanghai.
As decisões de tais transnacionais mostram que o mercado chinês é agora fácil para entrar e ganhar.