Beijing – O investimento em ativos fixos da China aumentou 5,5% ano a ano nos primeiros dois meses deste ano, 0,4 ponto percentual mais alto que a taxa de crescimento anual de 2022, mostraram os dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quarta-feira.
O investimento totalizou 5,3577 trilhões de yuans (US$ 780 bilhões) em janeiro e fevereiro, disse o DNE em um comunicado.
Durante o período, o investimento em construção de infraestrutura relatou um aumento robusto de 9%, e o investimento em manufatura também manteve o ímpeto de crescimento, registrando uma alta de 8,1%. No entanto, as entradas de capital no desenvolvimento imobiliário caíram 5,7%.
As indústrias de alta tecnologia, em particular, vieram como um destaque, com o investimento subindo 15,1%. Especificamente, o investimento em manufatura e serviços de alta tecnologia se expandiu 16,2% e 12,3%, respectivamente.
Mais apoio de capital também foi dado para melhorar os meios de subsistência das pessoas, à medida que o investimento em saúde pública e educação aumentou 18,8% e 4,8%, respectivamente.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)