Nova York – Os intercâmbios culturais e a cooperação turística entre a China e os EUA tiveram uma rápida recuperação e desenvolvimento este ano, disse na sexta-feira o cônsul-geral da China em Nova York, Huang Ping.
Huang fez os comentários no evento Noite da Cultura Chinesa, realizado na sexta-feira no estádio de beisebol Citi Field, em Nova York.
“Desde o começo deste ano, estamos satisfeitos com a recuperação e o crescimento da indústria do turismo global. Os intercâmbios culturais e a cooperação turística entre a China e os EUA também registaram uma rápida recuperação e desenvolvimento”, disse Huang em uma cerimônia que iniciou a 14ª edição do evento anual.
Na terça-feira, a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, se reuniu com o ministro chinês da Cultura e Turismo, Hu Heping, em Beijing. Ambas as partes concordaram que os laços interpessoais têm um papel muito importante nas relações bilaterais.
A China e os Estados Unidos concordaram em realizar a 14ª edição da Cúpula de Liderança em Turismo China-EUA no primeiro semestre de 2024 na China para retomar e desenvolver ainda mais a cooperação turística bilateral.
Huang mencionou que tanto a China como os Estados Unidos são ricos em recursos culturais e turísticos, ambos são os mercados turísticos mais importantes do mundo e, antes da pandemia, a China e os Estados Unidos eram destinos turísticos importantes entre si.
“A relação entre os países está na afinidade mútua entre as pessoas, e a amizade entre elas está no entendimento mútuo. Tem maneira melhor de promover o entendimento e a confiança mútuas do que viajando? Espero e acredito que cada vez mais turistas dos Estados Unidos e de todo o mundo visitem a China e façam descobertas que não imaginavam”, disse Huang.
“Uma Noite de Cultura Chinesa”, iniciada em 2012, virou “uma plataforma importante” para comemorar os fãs e o público de diferentes etnias da Costa Leste como forma de testar a união das culturas oriental e ocidental, disse ele.
Após a cerimônia, Huang entrou em campo para lançar o primeiro arremesso cerimonial no jogo de beisebol entre o New York Mets e o Seattle Mariners.
A nova marca turística da China, Nihao!China, lançada recentemente pelo Ministério da Cultura e Turismo da China, também foi revelada na cerimônia.
O logotipo tem um panda gordinho de desenho animado, as letras coloridas de “Nihao China” e um selo tradicional de Nihao Zhongguo em caracteres chineses.
No mês passado, a China anunciou a retoma de viagens em grupo para dezenas de outros destinos estrangeiros, incluindo Japão, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Austrália, um novo impulso para viagens ao exterior.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)