Beijing – Um robô submarino controlado de maneira remota que pode mergulhar até 6.000 metros de profundidade passou pelas provas de mar e foi entregue a seu usuário, de acordo com o Instituto de Automatização de Shenyang (SIA, na sigla em inglês) da Academia Chinesa de Ciências, o desenvolvedor do robô.
O Wenhai-1, desenvolvido para o Instituto de Geologia Marinha de Qingdao da Pesquisa Geológica da China, é a primeira sonda autônoma não tripulada de águas profundas do país que conta com funções como a detecção autônoma de cruzeiros de grande alcance e a amostragem precisa de pontos por controle remoto, assinalou o SIA em seu website.
Durante as provas no mar e a aplicação, o Wenhai-1 realizou 17 missões de mergulho, durante as quais obteve dados de detecção de alta precisão sobre o leito marinho, as amostras da coluna de sedimentos superficiais e os organismos do leito marinho. Além disso, realizou-se a medição de precisão do campo gravitacional e do campo magnético da Terra, disse o SIA.
O Wenhai-1 está desenhado para servir à pesquisa científica em águas profundas, como os estudos do meio ambiente marinho, os estudos de biodiversidade, os estudos geofísicos do leito marinho para objetivos específicos, a detecção no local de ambientes extremos em águas profundas e os estudos de recursos minerais em águas profundas.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)