Pequim – A partir do início deste ano, um número crescente de instituições financeiras estrangeiras tem dado um voto de confiança na China, estabelecendo novas entidades de valores mobiliários e expandindo o escopo de seus negócios existentes em um mercado que continua a crescer e se abrir.
O Grupo DBS, sediado em Cingapura, obteve aprovação regulatória para aumentar sua participação na DBS Securities China de 51% para 91%, com uma transação avaliada em cerca de 823 milhões de yuans (US$ 114,33 milhões), de acordo com o grupo nesta terça-feira.
A medida demonstra o firme compromisso do grupo com o mercado chinês, uma vez que continua a aumentar os investimentos no país nos últimos anos. A aquisição permitirá que a DBS Securities China aproveite melhor os recursos do Grupo para aprimorar os serviços de mercado de capitais que oferece, de acordo com o grupo.
Este ano, outras instituições financeiras estrangeiras, especialmente empresas de valores mobiliários, também aumentaram a sua presença no país, uma vez que a China promove com segurança a abertura institucional abrangente de mercado, aprofunda a interconectividade dos mercados interno e externo e apoia mais instituições estrangeiras a investirem no mercado chinês.
A Standard Chartered Securities China Limited iniciou oficialmente seus negócios no início deste ano. Até ao momento, a empresa obteve as aprovações regulatórias para prestar serviços relacionados com a custódia de fundos de investimento em títulos, participar no programa “Bond Connect” entre a parte continental da China e Hong Kong e aderir ao programa-piloto “Wealth Management Connect” na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
O setor financeiro da China continua a se abrir tanto em largura quanto em profundidade, o que oferece oportunidades de desenvolvimento sustentável para a empresa expandir seus negócios no mercado chinês, de acordo com Jean Lu, CEO da Standard Chartered China.
O BNP Paribas distribuiu oficialmente sua filial de títulos na China em julho deste ano e se tornou a quarta empresa de títulos de propriedade totalmente estrangeira aprovada no país. Outro conglomerado bancário, o Morgan Stanley, também viu sua filial de títulos na China obter aprovações para adicionar serviços de consultoria de investimento em títulos ao seu escopo de negócios no mercado em março.
O estabelecimento de empresas de valores mobiliários de propriedade totalmente estrangeiras e a expansão do escopo de negócios das instituições financeiras estrangeiras refletem o forte apelo do mercado chinês, que está otimizando continuamente as políticas para aumentar a conveniência dos investimentos de capital estrangeiro de médio e longo prazo, afirmou Chen Li, economista-chefe da Chuancai Securities.
O país iniciou a implementação de regras revisadas para investidores institucionais estrangeiros, ou seja, QFII e RMB QFII, desde o final de agosto, com revisões importantes, como a simplificação dos procedimentos de registro de negócios e a otimização do gerenciamento de contas e fluxos de fundos internacionais.
No início deste mês, o país divulgou regras revisadas sobre o investimento estratégico de investidores estrangeiros em empresas específicas, permitindo que pessoas físicas estrangeiras façam investimentos estratégicos em empresas envolvidas. O país também solicita a promoção constante da abertura do mercado de futuros em um conjunto de diretrizes divulgadas em outubro.
De acordo com dados oficiais da Comissão Reguladora de Valores da China, o número de investidores institucionais estrangeiros envolvidos houve para quase 858 até 9 de novembro, com mais de 40 investidores estrangeiros recebendo o status de QFII este ano.
Como a economia chinesa continua a crescer de forma estável e sua estrutura continua a se melhorar, os especialistas do setor acreditam que as instituições financeiras estrangeiras aumentarão ainda mais suas participações em ativos em RMB no futuro.
O avanço da abertura do mercado financeiro da China proporcionará canais de investimento diversificados para o capital estrangeiro, enquanto o fortalecimento da influência global do RMB tornará uma opção importante para os investidores alocarem os ativos em seus portfólios de investimento, comentou Tian Lihui, diretor do Instituto de Finanças e Desenvolvimento da Universidade de Nankai.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)