Haikou, 9 jun (Xinhua) — A Deep Sea No.1, uma instalação de produção e armazenamento de petróleo semissubmersível de águas profundas de 100 mil toneladas métricas, começará a produção no final de junho, anunciou na terça-feira a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) Ltd.
A estação de energia, desenvolvida e construída independentemente pela CNOOC, está localizada no campo de gás Lingshui 17-2, a cerca de 150 km da Província de Hainan. O Lingshui 17-2 é o primeiro campo de gás auto-operado em águas profundas da China, com uma profundidade média de água operacional de 1,5 km.
Espera-se que um total de 3 bilhões de metros cúbicos de gás natural sejam fornecidos por ano para Guangdong, Hainan e Hong Kong, de acordo com a CNOOC.
Todos os equipamentos foram instalados na estação de energia, e a equipe está realizando a fase final de comissionamento.
Com uma vida útil projetada de 150 anos, a Deep Sea No.1 tem uma capacidade máxima de armazenamento de 20 mil metros cúbicos de petróleo.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)