Beijing – Em meio ao burburinho da Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2025, um cão-robô está roubando a cena. No entanto, esta máquina notável não é apenas uma obra de arte lúdica, ela carrega uma missão séria.
Equipado com uma sonda amarela de detecção de metano, ele cheira possíveis vazamentos de gás, pronto para se tornar um “guarda-costas” que aumenta a segurança dos condomínios residenciais.
Zhang Shenyan, engenheiro sênior de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Beijing Gas Group Co., Ltd., explicou que esse inspetor robótico pode ser pré-programado com rotas específicas e áreas-chave de inspeção, permitindo que ele realize patrulhas regulares e verificações de segurança dentro de complexos residenciais.
O cão-robô é apenas um exemplo de como a nova revolução tecnológica, liderada pela inteligência artificial (IA), está permeando todas as facetas da vida cotidiana – uma tendência que tem sido constante ao longo da CIFTIS deste ano. Em várias salas de exposições temáticas, os aplicativos de IA estão transformando vários setores de comércio de serviços. No salão de exposições de serviços de saúde, o Hospital Guang’anmen da Academia Chinesa de Ciências Médicas Chinesas exibiu um robô de diagnóstico de IA. As pessoas podem conversar com o “médico de IA” em uma sala de consulta.
Xue Chong, fundador da empresa de médicos de IA Trizen, observou que o sistema de IA usa tecnologia de modelo grande e foi treinado em uma vasta gama de dados de casos reais. Agora é capaz de realizar diagnósticos da medicina tradicional chinesa, como leitura de pulso, análise facial e de língua.
“A tecnologia de grande modelo de IA atingiu um estágio com foco na integração profunda com setores específicos, e a saúde é um campo ideal para a aplicação de IA”, disse Xue. Xue disse que eles também estão desenvolvendo um terminal de IA para uso doméstico, abrindo caminho para serviços médicos de IA baseados em casa.
A seção de serviços ambientais também apresentou sua própria inovação de IA. A empresa He Mu Ecology apresentou um robô de ecodragagem capaz de realizar dragagem controlada remotamente em rios urbanos e ambientes subaquáticos, além de limpar materiais perigosos de tanques químicos fechados.
A QuantaEye Technologies Co., Ltd. exibiu seu “explorador de ambiente aquático”, um dispositivo de monitoramento flutuante que coleta água de mais de 10 parâmetros de qualidade em tempo real. Integrado à Internet das Coisas e à análise de big data, permite o monitoramento dinâmico da água e alertas precoces de poluição. A empresa disse que o sistema já está implantado em vários rios e lagos em Beijing.
Em todas as salas de exposições da CIFTIS, uma deslumbrante variedade de aplicativos de IA atraiu grandes multidões de visitantes, todos ansiosos para parar e experimentar as inovações em primeira mão. Especialistas em vários campos estão buscando ativamente maneiras de integrar a tecnologia de ponta em seus respectivos campos, transformando conceitos inovadores em ganhos tangíveis de produtividade.
Na zona de serviços de cultura e turismo, os visitantes fizeram fila para experimentar experiências de realidade mista (MR) por meio de dispositivos vestíveis, mergulhando em ambientes virtuais interativos ou embarcando em passeios digitais por marcos famosos e patrimônios históricos.
Enquanto isso, na zona de serviços educacionais, os expositores apresentaram sistemas de suporte baseados em IA adaptados ao desenvolvimento infantil. Essas ferramentas combinam monitoramento de saúde, tutoria personalizada e rastreamento de atividade física para criar uma solução completa de crescimento para crianças.
Ouyang Rihui, vice-diretor do Centro Chinês de Pesquisa em Economia da Internet da Universidade Central de Finanças e Economia, observou que, nos últimos anos, a aplicação e promoção de tecnologias inteligentes digitais na China levaram a um aumento de novos produtos de IA, novos cenários de aplicativos e novos formatos de serviço.
“Isso estimulou e expandiu muito o novo potencial de consumo de serviços”, acrescentou. Liang Zheng, vice-reitor do Instituto de Governança Internacional de IA da Universidade Tsinghua, disse que a inovação em IA não apenas reduz o custo e as barreiras ao comércio de serviços por meio de automação e digitalização, mas também cria formatos de serviço e modelos de negócios totalmente novos por meio de inteligência e personalização.
“Está remodelando o presente e o futuro do comércio global de serviços”, disse Liang.
O tema da CIFTIS deste ano é “Abraçar tecnologias inteligentes, capacitar comércio de serviços”. Com a participação de 85 países e organizações internacionais, juntamente com quase 2.000 empresas expondo no local, o evento dura cinco dias de 10 a 14 de setembro.
Desde a sua criação em 2012, a CIFTIS reuniu empresas de todo o mundo para compartilhar oportunidades decorrentes da abertura e desenvolvimento do comércio de serviços na China.