Ramallah, 7 jul – O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse nesta terça-feira que a Iniciativa de Cinturão e Rota proposta pela China leva em consideração os interesses comuns das pessoas e é propícia à cooperação e desenvolvimento econômicos globais.
Abbas, também presidente do partido Fatah, fez as observações durante um discurso online na Cúpula do Partido Comunista da China (PCC) e Partidos Políticos do Mundo, informou a agência oficial de notícias palestina WAFA.
Em seu discurso, Abbas disse que a iniciativa demonstra que a China é “um país líder” na manutenção dos interesses compartilhados das pessoas em todo o mundo, segundo a reportagem.
Ele elogiou as notáveis conquistas alcançadas pelo grande povo chinês sob a liderança do PCC desde sua fundação há um século, observando que o partido governante chinês estabeleceu padrões de desenvolvimento louváveis em todos os campos.
O presidente estendeu sinceras saudações e felicitações em nome do povo palestino e do partido Fatah ao presidente chinês e secretário-geral do Comitê Central do PCC Xi Jinping e seus companheiros.
Ele expressou gratidão pelo apoio da China nas Nações Unidas e em todos os demais fóruns internacionais pelos esforços e pelos direitos legítimos palestinos para obter sua liberdade e independência nacional.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)