(250905) -- KUNMING, Sept. 5, 2025 (Xinhua) -- A guest walks past a sign board at the venue of 2025 Global South Media and Think Tank Forum in Kunming, southwest China's Yunnan Province, Sept. 5, 2025. Some 500 journalists, scholars, government officials and entrepreneurs from 110 countries or international and regional organizations convened Friday in southwest China's Yunnan Province for the 2025 Global South Media and Think Tank Forum. Within five days of meeting, participants will brainstorm and contribute their wisdom to translate the forum theme, "empowering global south, navigating global changes," into tangible solutions for practical projects. (Xinhua/Peng Yikai)
Kunming – A Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, em inglês) serviu como um exemplo vívido de materialização da visão de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, de acordo com um relatório do think tank divulgado no sábado.
O relatório, intitulado “Respondendo às perguntas do nosso tempo: o significado global e o valor prático dos bens intelectuais públicos da China”, foi divulgado pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua.
Proposta em 2013, a BRI manteve os princípios de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados, ao mesmo tempo em que adotou os conceitos de abertura, verde e integridade, disse o relatório.
A iniciativa se concentra em cinco áreas principais – coordenação de políticas, conectividade de infraestrutura, comércio desimpedido, integração financeira e laços mais estreitos entre pessoas – que o relatório categoriza como “conectividade tangível”, “conectividade suave” e “conectividade de corações”.
Ao longo de mais de uma década de desenvolvimento, a BRI tornou-se a maior plataforma do mundo para cooperação internacional, apresentando uma ampla gama de projetos marcantes, como o Expresso Ferroviário China-Europa, a Ferrovia China-Laos e o Porto de Pireu da Grécia.
A iniciativa tornou-se um produto público internacional amplamente bem-vindo e uma plataforma de cooperação internacional fornecida pela China e abriu novos caminhos para o desenvolvimento comum de todos os países, disse o relatório.