Beijing – O número de empresas na indústria de robôs inteligentes da China atingiu 451,7 mil no final de 2024, com um capital social total de 6,44 trilhões de yuans (US$ 880 bilhões), de acordo com a Administração Estatal para Regulação do Mercado.
O número dessas empresas cresceu 19,39% em comparação com o final de 2023, demonstrando uma tendência constante de alta no desenvolvimento do setor na China.
Quase 80% dessas empresas estavam concentradas em três setores, incluindo pesquisa científica e serviços técnicos; serviços de transmissão de informações, software e tecnologia da informação; e atacado e varejo, disse a entidade.
A região no leste do país, com suas vantagens geográficas distintas, força robusta de pesquisa e desenvolvimento e ecossistema industrial bem estabelecido, tornou-se um centro que hospeda cerca de dois terços das empresas da indústria de robôs inteligentes da China.
O número dessas empresas nas regiões no centro e noroeste da China representa 15,33% e 14,97% do total, respectivamente.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)