(250907) -- CHONGQING, Sept. 7, 2025 (Xinhua) -- Visitors interact with a home service robot during the World Smart Industry Expo 2025 in southwest China's Chongqing Municipality, Sept. 6, 2025. The World Smart Industry Expo 2025 kicked off on Friday in southwest China's Chongqing Municipality, showcasing advanced achievements including AI rehabilitation systems, portable wearable devices, elderly care robots, and senior-friendly equipment. (Xinhua/Chen Cheng)
Beijing – O setor de inteligência artificial (IA) da China teve um crescimento robusto, com o número de empresas ultrapassando 5.300 em setembro, representando 15% do total global, de acordo com a Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A escala do setor ultrapassou 900 bilhões de yuans (cerca de US$ 126,7 bilhões) em 2024, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, mostraram os dados.
O setor de IA do país estabeleceu uma cadeia industrial completa que abrange a infraestrutura fundamental, a arquitetura do modelo e os aplicativos da indústria. Em 2024, a receita desses três segmentos aumentou 54%, 18% e 13% ano a ano, respectivamente, de acordo com a academia.
Ele acrescentou que o hardware inteligente representado por telefones, computadores e carros alimentados por IA está experimentando um rápido crescimento.
A China tem feito esforços sustentados para promover a transformação da economia digital em uma economia inteligente e uma sociedade inteligente. No início deste ano, o país publicou um conjunto de diretrizes sobre a implementação profunda da iniciativa “AI Plus”, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura de apoio à IA e acelerar a integração da tecnologia de IA nos domínios econômico e social.