Beijing – O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, um dos principais indicadores da inflação, caiu 0,1% ano a ano em março, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) na quinta-feira.
Este número representa uma melhoria em comparação com o declínio de 0,7% registrado em fevereiro. O DNE atribuiu a melhoria ao impacto das políticas destinadas a impulsionar o consumo, que estão começando a surtir efeito.
A estatística do DNE, Dong Lijuan, destacou que o núcleo do IPC, que exclui os preços dos alimentos e da energia, subiu 0,5% em termos anuais em março, uma recuperação significativa em relação à queda de 0,1% em fevereiro.
Os preços nas áreas urbanas e rurais diminuíram 0,1% e 0,3% ano a ano, respectivamente, mostraram os dados do DNE.
Os preços de alimentos caíram 1,4% ano a ano, principalmente devido a uma ampla oferta de alimentos. Os preços não alimentares tiveram um aumento modesto anual de 0,2%.
Os preços dos bens de consumo caíram 0,4% ano a ano e os preços dos serviços subiram anualmente 0,3% no mês passado, mostraram os dados.
De janeiro a março, em média, os preços ao consumidor da China caíram 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em uma base mensal, o IPC caiu 0,4% em março, mostraram os dados.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)